sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vaí aí uma calça jeans ou água pra um ano?

Esse post tem mais a ver com Produção e Consumo Sustentável do que com Marketing Verde itself. Mas como nessa coisa de Sustentabilidade tá tudo superligado, achei interessate publica-lo aqui. 

O post foi originalmente publicado no FashionNYC .

Produção
1 – O processo de fabricação de apenas uma calça jeans consome a mesma quantidade de água que uma pessoa precisa para viver durante um ano.
2 – A produção de algodão é uma das que exige maior uso de produtos químicos no mundo. Ela ocupa menos de 2,5% da área cultivada do planeta e consome 11% dos defensivos agrícolas consumidos na agricultura.

3 – Cerca de 8 mil tipos de produtos químicos são usados para transformar matéria-prima bruta em tecidos. Muitos desses produtos provocam danos irreversíveis na humanidade e no meio ambiente.
4 – A produção de couro para roupas, bolsas e sapatos está entre as que mais poluem o meio ambiente. Isso porque, para amaciar o couro, são usadas toneladas e mais toneladas de sal, entre outros produtos. Esse sal é dissolvido em água, que vai parar no solo. Anos e anos de produção provocam o acúmulo de água salgada em regiões onde o sal não é parte do ecossistema.
5 – Foi na década de 1960 que a indústria da moda deu os primeiros sinais de que começava a se preocupar com o meio ambiente e que precisava mudar seu modo de produção.

6 – A indústria da moda emprega mais de 30 milhões de pessoas no mundo inteiro, e a maioria delas não recebe dinheiro suficiente para sobreviver. Alguém aí falou China?

7 – Mais de 11 milhões de toneladas de poliéster (isso mesmo, dá 11 bilhões de quilos) são fabricados por ano. O processo de produção deste tecido demanda um consumo de água muito pequeno, mas, por outro lado, exige uma grande quantidade de energia. As fibras do poliester não são biodegradáveis, mas ele é reciclável.
Consumo
8 – Quase 100% dos tecidos existentes são recicláveis, e a indústria que faz essa reciclagem é capaz de reaproveitar mais de 90% das roupas descartadas. Isso é feito sem gerar subprodutos nocivos ao meio ambiente.

9 – O simples uso de uma camiseta básica pode despejar na atmosfera 4 kg de dióxido de carbono durante toda a vida útil da roupa. Isso acontece se ela for sempre lavada a uma temperatura de 60º C, for seca em secadora e passada a ferro. No Brasil, não temos o hábito de usar secadora, mas essa maquininha destruidora de roupas é hábito em vários países, inclusive nos EUA.
10 – A alta-costura é considerada uma indústria eco-friendly porque o processo de produção é lento, as roupas são feitas para durar e a mão-de-obra envolvida é qualificada e respeitada. O problema está só em a pessoa que compra alta-costura querer usar mais de três vezes a mesma roupa, né?

11 – Existe um hábito entre os consumidores atuais que é comprar uma roupa na sexta-feira para usá-la no sábado e, no domingo, esquecê-la no fundo do armário. Essa observação não é minha, mas de Marcus Bergman, dono da Ecocotton Co. Ele sugeriu que esse tipo de roupa fosse feito de algum material descartável, que consumisse menos energia durante o processo de produção. A ideia é até boa, mas é muito jogar a toalha para a improvável mudança de hábito do consumidor.

12 – Especialistas em sustentabilidade calculam que uma peça de roupa é usada, em média, seis vezes para depois ser descartada.

13 – Cada norte-americano consome, por ano, 38,1 kg de tecidos, e esse “peso” só faz aumentar.


Um comentário:

  1. Muito boa a matéria! Parabéns, amei demais, me ajudou muito em um trabalho. Obrigada. Parabéns!

    ResponderExcluir