quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Natura: Brasil não está pronto para incorporar discussão ambiental

Para o vice-presidente de sustentabilidade da Natura, Marcelo Cardoso, o Brasil ainda está longe de ser um país pronto para incorporar as discussões ambientais com eficiência no ambiente de negócios. "Falta muito, porque nossa lógica de desenvolvimento é bastante voltada apenas aos fins econômicos", afirmou.

Cardoso, que participou da premiação do Guia EXAME de Sustentabilidade, disse que o empresariado brasileiro ostenta uma miopia ao se voltar exclusivamente ao crescimento e desenvolvimento. "Falta construir uma visão estratégica de negócios em torno dos desafios socioambientais."

Do lado do governo também há deficiências, segundo o executivo da Natura. Ele defende que há uma escassez de políticas públicas que estimulem práticas sustentáveis das empresas e da sociedade. "Deveria haver uma maior pressão para a criação de marcos regulatórios neste âmbito", disse.

O problema, de acordo com Cardoso, é o fato de que ainda há um pensamento predominante que acredita na perda de oportunidades de negócios ao se adotar práticas sustentáveis. "É justamente o contrário. Ao longo dos anos temos notado que o consumidor nos premia por causa dos nossos valores. Esta visão gera um valor econômico muito grande."

Nenhum comentário:

Postar um comentário