terça-feira, 2 de novembro de 2010

Jeans Sustentável


Na Semana de Moda de Nova York, Carlos Miele, que colocou na passarela um desfile cheio de cores e curvas, apresentou um material novo que, por enquanto, é exclusividade do estilista: o Bio Denim.

Lançado pela Tavex como um produto ‘realmente sustentável’, há algumas peculiaridades no processo de manufatura que justificam o adjetivo, como o uso de algodão orgânico e substituição de produtos químicos. Por enquanto, a produção é relativamente pequena: cerca de 50 mil metros por mês, podendo aumentar, de acordo com a demanda.

Por enquanto, Carlos Miele foi o único estilista a lançar peças feitas do material – ele pediu à Tavex uma exclusividade de dois meses. Depois disso, outras marcas poderão usá-lo, mas é possível que ainda demorem um pouco para chegar ao varejo. Nas vitrines do estilista, chegam nas próximas semanas com a nova coleção.

Sopa de retalhos Os pedaços de denim (material que faz as calças jeans) que foram descartados são recolhidos e ‘esgarçados’, para que sejam reduzidos a diversos fiozinhos. Os fiozinhos são colocados novamente na abertura do algodão cru, para formar novos vios. Assim, a cor fica ‘mesclada’, cheia de manchinhas brancas. (Por isso, não há uma exatidão quanto à cor final. Mas dentro de um mesmo lote, o resultado é uniforme.)

Batata Para substituir produtos químicos usados para engomar o denim, o amido é bem eficiente. Pode ser encontrado em vegetais como o milho ou a batata. Sabendo disso, a equipe de pesquisa foi atrás de empresas que trabalham com o tubérculo – que solta bastante do seu amido, em forma líquida, no processo de fatiamento.

Eco O algodão usado é orgânico. Para obter tal certificação, é preciso que, durante pelo menos cinco anos, não sejam utilizados pesticidas e agrotóxicos. Além disso, é necessário que se adotem práticas que respeitem a biodiversidade local. O algodão usado pela Tavex para este produto vem de locais certificados da Turquia.


Fofinho Para dar acabamento, era usado um amaciante à base de silicone – ou seja, material de origem sintética. Hoje, é utilizado o Alsoft Amazontex. O produto é feito com manteiga de cupuaçu da Amazônia. O processo é possível através de apoio a cerca de 700 famílias de comunidades locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário