sábado, 8 de maio de 2010

Case #2: Wal-Mart

O Wal-Mart venceu o Prêmio de empresa mais sustentável brasileira da revista Exame de 2009 e é sexto lugar no Ranking de sustentabilidade das 50 maiores empresas latino-americanas pelo Ranking da Management & Excelence.
Nas palavras do presidente da companhia no Brasil, Héctor Núñez, retiradas do relatório de sustentabilidade 2009 do Wal-Mart Brasil, isso ocorreu pois:

- A sustentabilidade não se tornou um departamento nessa empresa, é parte de todas as etapas da operação, um elo central do modelo de gestão.

- Grupos de trabalhos multifuncionais sobre diversos temas ligados à sustentabilidade, contando com a participação direta dos principais executivos da empresa.

- Buscamos compartilhar com todos os fornecedores a nossa visão e as nossas metas socioambientais. Já conseguimos reduzir o tamanho de embalagens de alguns produtos, ampliar para mais de 1.500 o sortimento de orgânicos e desenvolvemos novos produtos. Participamos dos pactos setoriais para nossos fornecedores não produzissem em áreas de preservação da Amazônia, e colocamos isso em contrato.

- Inauguramos a primeira loja ecoeficiente da rede, que será um teste para as outras. Essa loja combina economia, meio ambiente e responsabilidade social: minimiza impactos ambientais com uso de energia solar, coleta de água de chuva, áreas permeáveis nas superfícies, uso de tintas sem solventes e gestão eficiente de resíduos.

O Wal-Mart tem como algumas de suas metas:

- Reduzir a zero a geração de lixo em sua operação
- Ter 100% do suprimento de energia vindo de fontes renováveis
- Só vender produtos que não ameacem o meio ambiente.
- Reduzir em até 50% o consumo de sacolas plásticas
- Ter a cadeia de abastecimento alinhada às metas de sustentabilidade do Wal-Mart.

Você acha que o Wal-Mart, considerado a empresa mais sustentável do Brasil pelo ranking Exame 2009, conseguirá cumprir essas metas? O que essa empresa ganha com isso?

Um comentário:

  1. A Wal-mart conseguiu ser a empresa sustentável do ano em 2010, sendo que atingiu a maioria dessas metas. Quando a empresa chega a esse patamar ganha reconhecimento social, algumas vezes, redução de custos e a preferência de muitos consumidores.

    ResponderExcluir