segunda-feira, 10 de maio de 2010

Green Marketing: um erro e um acerto

FANDANGOS ECO


Lançado no final de 2009, o salgadinho Fandangos Eco tem sabor milho verde, é integral, assado, tem o formato de bichinhos selvagens e vem com um card que traz fotos e curiosidades do mundo animal. A julgar pelas aparências, um bom produto: saudável, informativo e faz bem para o meio ambiente.

Porém, ao analisar as características do produto e de sua produção, nota-se que de ecológico esse salgadinho não tem nada.

- A Elma Chips não recicla a embalagem, nem neutraliza o carbono emitido pela sua produção.
- A poluição gerada em sua produção é baixa mas, ainda assim, maior do que os salgadinhos comuns pelo seu card de curiosidades.

A Elma Chips não faz propaganda enganosa porque não afirma que o produto é sustentável ou ecológico em momento algum. Mas seu nome pode enganar o consumidor. “É o tipo de coisa que aumenta as vendas”, afirma Paola Figueiredo, diretora de novos negócios da Sustentax, companhia que atesta a sustentabilidade de produtos via certificações.

Paola diz que o brasileiro dá preferência a produtos e empresas responsáveis ambientalmente, e muitos se aproveitam disso. É o caso do Fandangos Eco, com um nome que induz o consumidor a pensar que ele é ecológico. “Todo mundo adora essa questão de produto “eco” e diferenciado. Mas isso tem que ser comprovado. O buraco é mais embaixo quando falamos em produtos sustentáveis”, afirma a diretora da Sustentax.


CELULAR SONY ERICSSON GREENHEART


A Sony Ericsson criou uma linha de celulares chamada Greenheart (coração verde, em inglês), com algumas características vendidas como sustentáveis.

A empresa afirma que os aparelhos emitem 15% menos CO2 durante a fabricação e têm uma série de características verdes: a fabricação não usa agentes químicos cancerígenos e poluidores, os celulares são pintados com tinta à base d’água e feitos com plástico reciclável, têm display de energia e carregadores eficientes, possuem um manual interno digital para não gastar papel e suas caixas são menores que o comum.

“Ainda temos uma grande estrada a percorrer para desenvolvermos um produto “verde” ou sustentável. Mas não está errado em assumir que eles são melhores para o ambiente do que os celulares comuns”, afirma Casey Harrell, coordenador da campanha internacional de eletrônicos do Greenpeace que coloca a Sony Ericsson como a segunda melhor fabricante de eletrônicos em termos de respeito ao meio ambiente.

Tentar melhorar os procedimentos ainda não é ser sustentável. Fabricar eletrônicos, em geral, polui muito. É preciso extrair minérios, gastar muita energia e água nas máquinas industriais e usar de substâncias químicas danosas ao meio ambiente. A fabricação e a logística envolvidas na produção de um celular emitem aproximadamente 60 kg de CO2, de acordo com a consultoria ambiental ESU services. É o mesmo que gastar 34 litros de gasolina comum no Brasil, segundo a ONG Iniciativa Verde. “E ele tem apenas 18 meses de vida útil, em média, até as pessoas comprarem um novo”, diz Harrel.

Apesar das ponderações, os especialistas são unânimes em elogiar a iniciativa. “O fato de serem livres de plástico PVC, antimônio, berílio e retardantes de chama bromados (substâncias que liberam causadores de câncer quando queimadas) é um bom começo na eliminação de químicos perigosos”, afirma Harrell. O consultor do Greenpeace também classificou como “bons passos” outras medidas, como reciclar plástico de equipamentos usados.

Uma boa iniciativa da Sony Ericsson, porém, há muito ainda a ser feito. No Brasil, a companhia ainda não oferece o serviço de recolhimento de lixo eletrônico, ação essencial para evitar que ele seja despejado, queimado ou exportado para outros países.

A partir de 2011, a empresa tentará fazer todos os seus produtos seguindo os mesmos princípios dos Greenheart. Ou seja, ela parece estar comprometida a melhorar uma posição que, em relação a sustentabilidade, já é favorável.

Fontes:
http://colunas.galileu.globo.com/verdadeinconveniente/2010/03/26/salgadinho-eco-polui-mais-que-normal/
http://colunas.galileu.globo.com/verdadeinconveniente/2010/05/07/celular-mais-verde-cumpre-o-que-promete/

Um comentário:

  1. A famosa pintura verde que ilude o consumidor consciente socioambientalmente. Realmente, a caminhada até o consumo sustentável é longa, pois como se não bastasse a preocupação das pessoas em consumir produtos com responsabilidade socioambiental as empresas desenvolvem formas de enganar os consumidores.

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