domingo, 23 de maio de 2010

Relatórios de Sustentabilidade - Parte 1

Uma das maneiras mais interessantes das empresas divulgarem suas ações de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial (RSE) é através de Relatórios de Sustentabilidade.


Essa prática surgiu com a divulgação de Balanços Sociais, que apresentavam as ações filantrópicas e patrocínios empresariais para projetos sociais e culturais. Mesmo tendo um viés assistencialista, os Balanços Sociais tiveram grande importância para trazer a RSE para a agenda empresarial. O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE) desenvolveu um modelo de relatório que teve grande adesão no final dos anos 90 no Brasil.

Com a evolução do conceito de RSE os Balanços Sociais perderam seu sentido. As empresas passaram a incorporar novas perspectivas e indicadores ao seu negócio, que não cabiam no modelo do IBASE. No mundo todo, as empresas relatavam suas ações, como forma de divulgar suas ações e mostrar aos acionistas como a empresa trata a sustentabilidade.

Porém, muitas críticas surgiram sobre a qualidade e veracidade desses relatórios. Nesse sentido, foi criado em 2000 o padrão de relatórios da Global Reporting Initiative (GRI), que surgiu para trazer um modelo de relatório de RSE que fosse transparente, e verificável e envolvesse todos os stakeholders.



Esse modelo é baseado no conceito do Tripple Bottom Line, também conhecido como o "tripé da sustentabilidade", que traz à tona a importância sobre a divulgação de ações e impactos em 3 esferas, que garantam o sucesso e perenidade de uma organização: econômico, social e ambiental.

Hoje, o modelo G3 do GRI, lançado em 2006, é uma das ferramentas mais importantes para um gestor da área de sustentabilidade. Em 2008, 100 empresas brasileiras divulgavam seus relatórios de sustentabilidade, sendo 20 no padrão GRI, segundo estudo da consultoria americana SustainAbility. Dentre essas empresas, estão, por exemplo, Natura (pioneira), Usiminas, CPFL e (pasmem) o Atlético Clube Coríntians.

A divulgação de relatórios de sustentabilidade ou ESG (environmental, social and governance) é uma tendência clara no mundo. Porém, ainda existem alguns desafios importantes pra que essa se torne uma prática comum. Esses obstáculos serão tratados na Parte 2 do post.

Seguem alguns links:

Concurso Público dos melhores Relatórios GRI do Mundo
Download de Diretrizes para Implantação do GRI
Seleção Mundial de Relatórios Exemplares

Um comentário:

  1. Os relatórios são muito importantes, mas precisam apresentar informações consistentes. É importante o aprimoramente contínuo desses relatórios e que apresentem cada vez mais dados que representem os impactos sociais e ambientais e que o greenwashing seja banido.

    ResponderExcluir