quarta-feira, 19 de maio de 2010

Iniciativas verdes da TAM

 
- Biocombustível

No segundo semestre deste ano, a TAM realizará um voo de demonstração, sem passageiros, com uma mistura de biocombustível de aviação, utilizando óleo de pinhão manso, uma biomassa vegetal brasileira. O voo de demonstração será a primeira experiência do gênero na América Latina, com uma inovadora combinação desse tipo de aeronave e motor voando com bioquerosene de aviação produzido a partir do pinhão manso.

A expectativa é de que, num prazo de 3 a 5 anos já seja possível contar com uma cadeia completa de produção, distribuição e comercialização de bioquereosene feito a partir dessa semente que permite uma redução de 65% a 80% na emissão de carbono, em relação ao querosene de aviação derivado de petróleo.

O presidente da companhia ressalta que, com essa iniciativa, a TAM honra seu compromisso social e de sustentabilidade: "Empenhamos nossos melhores esforços para utilizar matéria-prima brasileira na produção desse biocombustível, com benefícios econômicos e sociais relevantes. A biomassa, fonte do nosso bioquerosene de aviação, é 100% nacional, oriunda de projetos de agricultura familiar e de fazendas de porte significativo do interior do Brasil, que se dedicam à cultura pioneira do
pinhão manso."

O pinhão manso é conhecido pelo nome científico de "Jatropha Curcas L.", é uma planta que não concorre com a cadeia alimentar porque é imprópria para consumo humano e animal, podendo ser consorciada com pastagens e culturas alimentícias.


- Embalagens biodegradáveis

Algumas rotas internacionais estão com uma novidade sustentável na classe econômica: a substituição das embalagens plásticas em que são servidas as refeições por recipientes feitos de bagaço de cana-de-açúcar, material biodegradável. "Reduziremos em 47% a utilização do plástico em nossas embalagens", afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM. O desenvolvimento do novo material foi feito em parceria com a empresa LSG Sky Chefs, fornecedora de catering aéreo.

Os itens feitos dessa matéria-prima, que não agride o meio ambiente, são bandejas, caçarolas completas e saladeiras.

A preocupação da TAM de reduzir o impacto ambiental de suas atividades a leva sempre buscar soluções inovadoras, em conjunto com fornecedores e parceiros, em todas as suas áreas de atuação, visando à construção de uma cultura de sustentabilidade. "Por isso, nesse caso, optamos por um produto que fosse biodegradável", explica Manoela.

Os voos que recebem inicialmente os novos recipientes são aqueles que partem de Guarulhos (São Paulo), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Manaus (Amazonas), Caracas (Venezuela), Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Santa Cruz de la Sierra e La Paz (Bolívia).


Fontes:
www.tam.com.br
www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=dee9e6970fa48210VgnVCM2000009608020aRCRD

Nenhum comentário:

Postar um comentário