segunda-feira, 12 de abril de 2010

Case #1: Philips


A sustentabilidade já não pode ser considerada um diferencial competitivo. Em um futuro próximo, empresas que não realizarem ações sustentáveis serão engolidas por um mercado cada vez mais exigente. Hoje, o assunto é realidade para companhias como a Philips, que inclui o tema em sua estratégia de Marketing.

Boa parte do portfólio da Philips é composta por produtos que geram gasto de energia. Por isso, a empresa procura contribuir de duas formas para minimizar o impacto. A primeira é reduzir o consumo de eletricidade de seus produtos, enquanto a segunda é investir em tecnologia de modo a satisfazer as gerações atuais sem comprometer as futuras.

Desde sua inauguração, em 1891, a empresa holandesa se preocupa com o desenvolvimento de produtos e com o seu público interno, composto por 116 mil funcionários em mais de 150 países. Nos últimos anos, essas questões ficaram mais fortes e, em 2010, a sustentabilidade entrou definitivamente na estratégia da empresa.

Em 2009, os produtos verdes da Philips representaram um total de 31% das vendas globais de US$ 33 bilhões, contra 23% em 2008. Durante o período, foram mais de 400 milhões de euros investidos e 800 produtos sustentáveis lançados. “Para ser um produto verde é preciso unir o design à eficiência, economizar energia, usar menos embalagem e substâncias tóxicas, ser mais leve, ser reciclável e ter um tempo de vida maior. Se o produto tiver pelo menos três desses critérios já é considerado verde”, explica a Gerente de Sustentabilidade da Philips, Renata Macedo.

Uma prova de que sustentabilidade é uma constante na empresa há bastante tempo é o Programa EcoVision. Lançado em 1994, o projeto está em sua quinta edição e é apoiado em aspectos como educação, preservação ambiental e responsabilidade com o meio ambiente para trazer novos produtos aos consumidores. Suas metas são monitoradas por um sistema on-line que acompanha o progresso das divisões de produto em todo mundo.

Até 2015, a expectativa da empresa é facilitar o acesso à saúde a mais de 500 milhões de pessoas, melhorar a eficiência energética dos produtos e processos em 50% e dobrar a coleta de resíduos, a reciclagem e o uso de materiais reciclados. Em dezembro de 2008, a marca lançou em Manaus o piloto do Programa Ciclo Sustentável Philips, que recolhe lixo eletrônico e, no mês de março desse ano, em cerimônia que contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, a Philips anunciou a ampliação do Programa com mais 40 postos de recolhimento em 25 grandes cidades do país.

Mais uma estratégia da Philips no sentido de engajar seus consumidores no plano sustentável é o blog que manté desde 2007, o Energia Eficiente, que promove idéias sustentáveis, divulga notícias sobre novas tecnologias e disponibiliza uma lista de sites de acordo com o tema que podem agradar tanto crianças quanto adultos.



A adoção de práticas sustentáveis é um caminho sem volta para as companhias, que devem incorporá-las ao seu planejamento estratégico e às ações de Marketing da empresa, desde que sejam coerentes com sua prática e tenham um sentido educacional, de inspiração, para que outras empresas também estejam alinhadas ao tema.

Fontes:

Mais sobre o Programa EcoVision:

Mais sobre o Programa Ciclo Sustentável Philips:

Um comentário:

  1. SUPER interessante a proposta de logistica reversa da Philips, a empresa desponta mais uma vez no sentido ecologia. MUUUITO LEGAL

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