quarta-feira, 31 de março de 2010

Greenwashing

Já que estamos falando sobre Marketing Verde, também devemos comentar sobre o Greewashing, ou "lavagem verde", em português. Iremos usar o termo em inglês pois ainda não existe um conceito equivalente em português que seja largamente usado.

Greenwashing nada mais é do que "o ato de enganar consumidores no que diz respeito às práticas ambientais de uma empresa ou aos benefícios ambientais de um produto ou serviço". Ou seja, são mentiras contadas por empresas aos consumidores, através de ações de marketing, para terem uma imagem de "amiga do meio ambiente".



Esse termo foi criado pela consultoria americana em Marketing Ambiental TerraChoice, que publica anualmente um estudo sobre varejo americano, na qual ela analisa empresas de diversos setores de acordo com os Sete Pecados do Greenwashing. Segue abaixo a lista:

1) Pecado do trade-off oculto: ocorre quando existe uma consequência ambiental negativa mais forte do que aquela característica positiva que está sendo anunciada;

2) Pecado da falta de provas: nesse caso, não há elementos concretos que fundamentem a afirmação da organização;

3) Pecado da vagueza: quando a empresa faz afirmações sem concretude, como afirmar que um produto é simplesmente “ambientalmente correto”;

4) Pecado dos selos de certificação sem credibilidade: muitos produtos contêm selos de certificações inventadas ou que não possuem respaldo em auditorias independentes;

5) Pecado da irrelevância: quando a característica anunciada é prática comum e, portanto, não precisaria ser mostrada;

6) Pecado do menor de dois males: se um produto é ruim por natureza, como o cigarro, mas existe uma versão que promete danos reduzidos;

7) Pecado dos falsos selos: simplesmente estampar um selo falso nas embalagens e materiais promocionais.

Certamente, lendo essa lista de falta de ética, várias propagandas e empresas surgem à mente. É importante que os consumidores estejam atentos a estas questões na hora de consumir, pois muitas vezes acham que estão fazendo um bem ao ambiente, mas na verdade estão sendo enganados.

Aqui está disponibilizado (em inglês) o estudo completo da TerraChoice em 2007, que inclui dicas para consumidores e gestores de marketing.



E aqui segue um blog chamado The Unsuitablog que cobre apenas questões relacionadas ao greenwashing de empresas.


Aproveitem e cuidado com os greenwashers!

2 comentários:

  1. Oi, Peroni! muito bom teu blog, eu não conhecia este ainda. Pois bem... tenho algumas restrições com determinadas práticas das empresas, que se limitam a cumprir a legislação ambiental e saem alardeando como se tivessem realizado algo "a mais". Não chega a ser um "greenwash", mas não está muito longe disso... é como dizer: "olha só, nós fizemos um EIA! Viram como somos comprometidos com o meio ambiente?"

    Quando isso, na verdade, é obrigação...

    Talvez o marketing verde devesse focar mais o que as empresas fazem "além do que a lei exige" para a proteção ambiental, entende? Mas não sou expert no assunto, é só uma opinião vaga, sem muita credibilidade e, talvez, irrelevante (risos).

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  2. Muito bom o blog. Vou fazer só um parênteses quanto ao greenwashing. O termo foi cunhado por ativistas nos anos 70, mas não se tem exatidão quanto a sua origem. Mesmo em épocas de informação instantânea é sempre importante termos cuidado com as fontes que utilizamos. A Terrachoice é uma grande empresa de consultoria e faz muito uso do conceito de greenwashing, porém ela só veio a existir quase 20 depois da criação do termo. Por sinal, o greenwwashing hoje já deixou de ser matéria privada, entrando em discussão em comissões voltadas para práticas de comércio e propaganda justas em países como EUA, Canadá e França.

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