quarta-feira, 28 de abril de 2010

A BP e a mancha



Em 20/04, houve uma explosão na plataforma Deepwater Horizon, que ocasionou o desaparecimento de 11 trabalhadores no mar. Na quinta-feira, a plataforma afunda depois de ficar dois dias em chamas. Desde então, descobriu-se que o naufrágio da platarforma ocasionou um severo vazamento de petróleo no fundo do mar, a 1.500m de profundidade, direto das reservas.

A partir daí, a BP, empresa proprietária da plataforma, juntamente a autoridade ambientais americanas, tenta conter o vazamento, que já atinge 1550 km² de extensão, como aparece na imagem acima. Para ter uma noção, olhem o tamanho das cidades!

No site da BP, se pode notar como a empresa tem um bom processo de gestão de crise. Dá para notar pelo seu posicionamento sobre o assunto: http://www.bp.com/



E o que isso tem a ver com Marketing Verde? A BP é famosa por sua mudança de marca, ou rebranding, que ocorreu em 2000. BP anteriormente era a abreviação para British Petroleum, que a partir de 2000 passou a se chamar Beyond Petroleum (além do petróleo), utilizando apenas a sigla BP. Esse posicionamento novo, escancarando grandes investimentos em energias renováveis e redução de emissões, foi muito bem feito do ponto de vista de marketing. Porém existem diversas críticas quanto à veracidade dessa posição.

A matriz energética da BP é formada por 93% de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural. Não seria demais para uma empresa que se intitula Beyond Petroleum? A BP também disse que pretende investir US$1,5bi em energias renováveis, o que representa apenas 6,8% de seus investimentos totais em energia. Além disso, a BP é uma das empresas que mais emite CO2e no mundo: um total de 63 milhões de toneladas em 2007.

No final de 2008, a BP venceu o 1st Emerald Paintbrush Prize do Greenpeace, que premia a empresa que mais faz greenwashing no mundo por esses e outros motivos. AQUI se pode obter mais informações sobre o prêmio, os critérios e sobre a BP.



LINKS EXTRA:

- Vale a pena ver AQUI como esse desastre vem afetando o preço de suas ações na NYSE (Bolsa de Nova Iorque).

- E AQUI o relatório da empresa realizado pelo Corporate Watch, uma organização que faz uma análise crítica das empresas, sob os mais variados aspectos e perspectivas.

2 comentários:

  1. Seria interesse relatar quais são os ricos dessas plataformas vazarem,pois imagino que elas tenham níveis tecnológicos diversos nos inúmeros países que as utilizam,relacionando com outros desastres e empresas.E como estão as políticas no Brasil a respeito desses cuidados, uma vez que somos pioneiros em extrair petróleo de plataformas continentais?

    ResponderExcluir
  2. Essas empresas deveriam simplesmente fechar para sempre. Já vi reportagens sobre esse vazamento e pensamos até onde vai essa corrida pela riqueza, essa diferenciação dos outros. É revoltante ver esses milhonários da BP se banhando de champagne e o mundo de petróleo. Com certeza já deveriam estar sabendo que existia o risco, mas mesmo assim resolveram não realizar aquele investimento em manutenção, pois diminuiria drasticamente o lucro dos acionistas. Parabéns pelo prêmio dado a BP pela greenpeace! Revoltante.

    ResponderExcluir