domingo, 3 de outubro de 2010

BP: o Anti-case

A BP - British Petroleum ou Beyond Petroleum, como a empresa resolveu se renomear há algum tempo - é, sem dúvida, um dos melhores anti-exemplos quando o assunto é Marketing Verde. Segundo reportagem do Planeta Sustentável, a empresa que foi a responsável pelo deprimente vasamento de óleo no Golfo do México ameaçou o governo americano de, caso não sejam concedidas mais liçenças para explorar outras áreas nos EUA, não indenizar as vítimas do acidente do Golfo do México. Assim! Com a maior cara de pau! Agindo como se a questão da indenização fosse algo facultativo. Pode??
                                 Sátira com o logo da BP, resultado de um concurso promovido pelo Greenpeace.

De acordo com a Planeta Sustentável, o gesto da BP foi provocado por legislação em discussão da Câmara dos Deputados, que barraria empresas que violam seguidamente regulamentações ambientais e de segurança de obter novas licenças para perfurar nos Estados Unidos. Se a chamada Clear Act se tornar lei, é improvável que a BP consiga qualquer nova licença em um futuro próximo. Mas o argumento de que a BP precisa continuar perfurando no Golfo para indenizar as vítimas simplesmente não é verdadeiro, diz a Alternet. De acordo com seu último relatório trimestral, os ativos e investimentos da empresa somam cerca de U$ 248.6 bilhões. Dinheiro, a BP tem. Mas o governo dos EUA estabeleceu que a indenização virá de um fundo da subsidiária da BP no Golfo, o que coloca a subsidiária em posição de alegar ter de manter suas operações rentáveis para poder arcar com os U$ 20 bilhões do fundo.  O comportamento da BP provocou condenações no Congresso. O deputado Raul Grijalva, um democrata do Arizona, acusou a companhia de estar "abertamente chantageando o governo americano." A empresa, disse ele, "deve ser responsabilizada não apenas pelo dano que causou, mas por sua consistente indiferença em relação ao dano."  APOIADO!


Fonte: Planeta Sustantável

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