domingo, 11 de dezembro de 2011

Aposta no marketing verde pode gerar bons resultados

A medida que a humanidade vai tomando consciência do seu papel social, muito tem se questionado a respeito da responsabilidade social das empresas, no que diz respeito aos impactos ambientais negativos. Por esse motivo, a sustentabilidade é considerada fundamental para que uma marca aumente o seu reconhecimento e a credibilidade no mercado. E para tratar da imagem da empresa relacionada ao meio ambiente, existe até uma nomenclatura especial.

O chamado “Marketing Verde” consiste na prática de todas as atividades inerentes ao marketing, porém incorporando a preocupação ambiental. Seu objetivo é realizar e satisfazer os desejos e as necessidades dos consumidores, desde que o processo não cause danos à natureza.

É muito importante que as organizações, ao aderirem a este conceito, informem os seus clientes a respeito das vantagens que eles terão ao adquirirem produtos ambientalmente corretos. Desta forma, podem gerar um estímulo em quem já tem essa preocupação, assim como despertar interesse em quem ainda não havia parado para pensar nestes aspectos.
Mas o que até o momento parecia ser positivo, para alguns ambientalistas não é. As empresas nunca estiveram tão engajadas com o meio ambiente, e muitos acreditam que isso possa ser apenas estratégia para que se aumente o número de clientes. Usar o “Marketing Verde” apenas para influenciar o consumidor, tendo em vista que algumas atitudes internas na empresa não irão mudar realmente, também torna-se negativa, além de não beneficiar a natureza.

A marca brasileira Natura pode ser citada como uma das pioneiras neste segmento. A empresa destaca-se com a linha EKOS, sempre buscando comprar matérias-primas vegetais, extraídas sem qualquer ônus ao meio ambiente. O trabalho de comunicação desta linha tem como objetivo levar suas crenças e valores ao maior número de consumidores possíveis, por meio de ações em novelas e programas televisivos de grande audiência. Isso tudo para difundir uma nova cultura ambiental.

Levando-se em conta esse exemplo e a consciência corporativa verde, o marketing tem uma força muito importante para cumprir esse papel. Trabalhar práticas ambientais e conscientizar as pessoas a terem responsabilidade é fundamental, principalmente nos dias de hoje.

Sempre que isso que seja feito de maneira verdadeira, certamente as empresas terão um retorno positivo e ajudarão a salvar o planeta da degradação total, que parece se aproximar a cada dia.

(Fonte: http://www.pcom.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário