terça-feira, 18 de outubro de 2011

Rock in Rio – Por um mundo melhor – Marketing Verde?

Festivais de Música têm apostado no marketing verde para promover os seus eventos. Depois do SWU o Rock in Rio também busca ser um festival sustentável.
Desde a edição de 2001 o Rock in Rio busca ser um evento mais social com ações mobilizam e sensibilizem a sociedade. Foi neste momento que o festival deixou de ser apenas Rock in Rio e passou a ser Rock in Rio Por um mundo melhor.
 
A partir de 2006, o evento atualizou o conceito e passou a levantar também questões ambientais. O objetivo do Rock in Rio 2011 foi reduzir ao máximo a poluição, o lixo e as emissões de CO2 causadas evento e, o que não pode ser evitado, deve ser compensado através de compra de créditos de carbono, reciclagem e plantio de árvores.
 
Vocês acreditam que o Marketing Verde do Rock in Rio Por um mundo melhor é boa estratégia de marketing?
 
Seguem algumas explicações e comentários sobre o evento colhidos da internet:
 
 Rock in Rio – Por um mundo melhor

Explicação: Rock in Rio – Por um mudo melhor

Comentários na internet:
 
FESTIVAL SUSTENTÁVEL, POR UM MUNDO MELHOR
Como vocês já sabem, nós queremos que o festival seja não apenas o maior do mundo, como também o mais sustentável. Para isso, contamos com o apoio da Sociedade Ponto Verde (SPV), instituição portuguesa sem fins lucrativos responsável por promover programas de reciclagem de embalagens em vários países europeus. Este ano, no Rock in Rio, a SPV implantará pela primeira vez no Brasil o selo 100R, concedido a organizações que agem para reduzir seu impacto ambiental.
Nos já recebemos esse certificado nas edições de 2008 e 2010 em Lisboa, onde encaminhamos para reciclagem mais de 145 toneladas de resíduos. No Brasil, queremos que 100% dos resíduos gerados antes, durante e depois do festival tenham um destino adequado: reciclagem, compostagem ou, em último caso, descarte correto em um aterro sanitário.
Nessa missão, contamos com o apoio da Companhia Municipal de Limpeza Urbana(Comlurb) do Rio de Janeiro, da Cooperativa Barracoop – que receberá o material destinado à reciclagem, e da Usina de Transferência e Reciclagem do Caju – para onde irá o material orgânico destinado à compostagem. Na usina, aliás, será gerado um adubo orgânico que será usado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no programa “Rio Capital Verde”, que vai reflorestar 1,5mil hectares até 2012.
Além destas ações, contamos também com o seu apoio, fã, durante o festival. Para ajudar a realizar um festival mais sustentável, você precisa apenas escolher o transporte público para ir ao festival em lugar do carro particular – o que ajuda a cortar pela metadeas emissões de CO², e descartar o lixo que você gerar durante o festival em um dos 600 contentores que estarão espalhados pela Cidade do Rock.
 
 
Sustentabilidade no Rock
por Silvia Dias —Sep 01, 2011 03:20 PM
Depois do SWU, agora é a vez do Rock in Rio prometer um evento sustentável
Mais um festival de rock levanta a bandeira da sustentabilidade: esta semana os organizadores doRock in Rio anunciaram que o evento terá emissão zero de carbono e 100% de reciclagem. Para tanto, disseram que reduzirão a quantidade de detritos encaminhados para aterro sanitário, venderão material reciclado e tentarão sua transformação em recursos para projetos de reflorestamento. Catadores de lixo na operação (básico!) e a receita gerada a partir da venda dos resíduos deverá ir para a Cooperativa Barracoop, que fica próxima à Cidade do Rock. Tambéminformaram que haverá compensação da emissão de carbono com plantio de árvores e programas educacionais, além de uma campanha chamada "Vá de ônibus". O que eu gostei: eles olharam para a "operação" para estabelecer ações de redução de impacto ambiental, ao invés de focar no público, em ações de marketing, como fez o SWU no ano passado. Desta forma, essa tal de Sustentabilidade torna-se inerente ao processo, e não uma máscara sobre o rosto real do projeto. Só resta conferir se vão cumprir o prometido. Mas depois das lições do SWU, acho que eles não se arriscarão a comprometer a imagem da marca. E você, o que achou desta iniciativa do Rock in Rio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário