sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ranking dos eletrônicos mais verdes


Desde 2006 o Greenpeace ordena os 18 maiores produtores de computadores, celulares, TVs e consoles de jogos de acordo com suas políticas sobre substâncias químicas tóxicas, reciclagem e mudança climática.

Esse ranking faz parte do “Guia para Eletrônicos Mais Verdes” que se destina a “limpar” o setor de produtos eletrônicos e fazer os fabricantes assumirem a responsabilidade pelo ciclo de vida completo dos seus produtos – incluindo os resíduos elétricos e eletrônicos que seus produtos geram.

Os critérios de classificação refletem as exigências do Greenpeace quanto à tecnologia não tóxica. Segundo estes, as empresas devem:

- "Limpar" seus produtos através da eliminação de substâncias perigosas.
- Recolher e reciclar seus produtos de forma responsável uma vez que eles se tornem obsoletos.
- Reduzir os impactos do clima das suas operações e produtos.

Cada pontuação é baseada unicamente na informação do público sobre as empresas por meio de seus websites. Empresas que não seguirem as políticas que publicam terão pontos deduzidos, como penalização, em futuras versões do guia. Cuidado com o Greenwash!!

O guia é atualizado a cada poucos meses. A atual edição foi publicada em 07 de janeiro de 2010.

No link abaixo é possível conhecer melhor os critérios de pontuação das empresas e a justificativa para o “score” de cada uma.


O uso de produtos químicos nocivos em eletrônica impede sua reciclagem segura quando são descartados. É importante saber sobre a composição de seus produtos, priorizar a escolha de fabricantes preocupados com o meio ambiente e fazer o descarte correto dos produtos quando for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário