Mas será mesmo que dá pra confiar no que diz? Ou é apenas um discurso para ganhar votos dos mais antenados? Essa prática é conhecida no meio empresarial como Greenwashing (já abordada aqui no blog nesse post), que significa "o ato de enganar consumidores no que diz respeito às práticas ambientais de uma empresa ou aos benefícios ambientais de um produto ou serviço". Ou seja, são mentiras contadas por empresas aos consumidores, através de ações de marketing, para conquistarem uma imagem de "amiga do meio ambiente".
E nessa época de eleições, em que os canditados acabam por se tornar quase "organizações" e suas imagens (Marketing Pessoal) são exaustivamente exploradas, assistimos à várias práticas bem pouco sustentáveis que diversos candidatos adotam para se promover. Algumas como:
E nessa época de eleições, em que os canditados acabam por se tornar quase "organizações" e suas imagens (Marketing Pessoal) são exaustivamente exploradas, assistimos à várias práticas bem pouco sustentáveis que diversos candidatos adotam para se promover. Algumas como:
- Produzir e distribuir santinhos sem nenhum critério, contribuindo para a poluição das nossas cidades;
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- Fixar cavaletes fora do horário permitido (das 6h às 22h) e ainda em locais proibidos como rotatórias ou a menos de 2 metros de distância do meio fio, que aumentam bastante a chance de acidentes. Inclusive, indignados com essa poluição visual, um grupo de pessoas vem apoiando o site http://sujosuacara.tumblr.com/ que proclama “Você suja minha cidade e eu sujo a sua cara” e propõe aos leitores que façam desenhos sobre as fotos dos candidatos em cavaletes e cartazes.
(Será que eu posso falar que gostei da ideia?);
(Será que eu posso falar que gostei da ideia?);
- Utilizar carros de som (com frequencia, com jingles irritantes), contribuindo para a poluição sonora;
- Entre outros. (Alguém lembra de mais exemplos?)
Todas essas não são atitudes de quem está realmente preocupado com as questões ambientais, certo?
Por isso, antes de decidir seu voto baseado num discurso ambientalmente responsável, observe nas ruas se seu candidato, além de DISCURSO também tem AÇÕES ambientalmente responsáveis. #FicaaDica
Mais:
Para conhecer a Lei Eleitoral 12.0.24/2009 que regulamenta a propaganda eleitoral
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