sexta-feira, 11 de junho de 2010

Unilever já está lucrando com sustentabilidade


- Matéria do Portal Exame - 




Consciência verde, baixo impacto ambiental, sustentabilidade... Termos de uma agenda ecológica que tem se mostrado lucrativa não só para o meio ambiente, mas para bolso do consumidor e também para o caixa das empresas. Durante o Fórum Modelo de Desenvolvimento Sustentável, organizado por EXAME em parceria com a Unilever, nesta quinta-feira (10 de junho), o CEO da empresa anglo-holandesa, Paul Polman, disse que objetivo da companhia é crescer 50% até 2020 na mesma medida em que reduz seu impacto ambiental.

Nos últimos cinco anos, as fábricas da Unilever aumentaram a produção em 20% e, mesmo assim, conseguiram mitigar seus impactos sobre o meio ambiente. Atualmente mais de 55% da energia consumida pela empresa provém de fontes renováveis. A despeito do aumento da produção, foi possível uma economia no consumo energética de 24%. "A pressão para as empresas reduzirem seus impactos ambientais se intensifica a cada dia", afirmou  Polman. "Em breve, a sustentabilidade será essencial para a sobrevivência de todo e qualquer modelo de negócio". 

Em que pese as emissões de gases efeito estufa, só as fábricas da empresa no Brasil conseguiram reduzir as emissões de CO2 em 59% desde 2004, enquanto o consumo de água caiu 25%. Além disso, cerca de 98% dos resíduos gerados são encaminhados para a reciclagem. Segundo o CEO,  toda a gestão ambiental da empresa para o Brasil está pautada na estratégia UB2012 (Unilever Brasil 2012). "Queremos crescer nosso negócio até 2012 mantendo o impacto ambiental similar ou inferior aos valores de 2007, expresso em geração de gases de efeito estufa", afirmou. 

Uma das ferramentas estratégicas da empresa para crescer 20% nos últimos 5 anos, sem prejuízos ao ambiente e ainda gerando economias na cadeia produtiva foi adoção de designs ecológicos para os produtos. A mudança do formato da embalagem do sabão em pó OMO, por exemplo, que de vertical passou a ser horizontal, consome 10% menos recurso de energia e água; no processo de produção isso representa uma economia de 33% no consumo de energia e água.

Outro produto foi capaz  de refletir diretamente nos gastos do consumidor: uma nova fórmula do amaciante Confort, mais concentrada, reduziu de 74 litros para 24 litros o volume de água necessário para enxágue de roupas. "É ingênuo pensar que, para evitar a degradação ambiental, devemos produzir e consumir menos", disse Polman. "A forma como gerenciamos essas duas pontas da cadeia – da produção ao consumo – é que deve mudar e se tornar sustentável".

Tamanho desempenho ambiental tem gerado bons frutos financeiros para a empresa. Em 2009, a Unilever, liderou pelo 11º ano consecutivo o Índice DowJones de Sustentabilidade no setor de Alimentos e Bebidas, devido ao programa que mantém de de estimulo à agricultura sustentável. No ano passado, seu faturamento global foi de € 39,8 blhõesi, e no Brasil o faturamento se consolidou em R$ 11 bi. Um bom exemplo do como abraçar a causa verde e ainda ganhar dinheiro com isso. 


Você acha que "a pressão para as empresas reduzirem seus impactos ambientais se intensifica a cada dia e, em breve, a sustentabilidade será essencial para a sobrevivência de todo e qualquer modelo de negócio", como disse o CEO da Unilever?

Ótimo seria se as empresas percebessem isso o quanto antes e começassem a adequar suas práticas...

Um comentário:

  1. Acredito que sim. A pressão social será muito importante, pois a medida que o homem percebe que o que está realizando, embora aceito socialmente, é errado o mundo muda. E os modelos de negócios que não se adaptarem deixarão de existir. Gosto muito de unir a idéia da escravidão e o auxílio da sociedade para combate-la não comprando, por exemplo, açucar produzido com trabalho escravo.

    ResponderExcluir