Uma iniciativa da Danone: agora comprando Danoninho você ajuda a reflorestar a floresta amazônica! Parece mirabolante, mas é a nova campanha, que parece fazer sucesso, de acordo com o site da Danone, são 31.662 árvores plantadas. A idéia dessa edição limitada de Danoninho é a seguinte: em cada pote de Danoninho você encontra um sachê (que vem com um código, que depois você coloca no site - daí as 31.662 árvores) com uma semente de rúcula, agrião, rabanete, cenoura, chicória, girassol, camomila e manjericão. Você lava o pote, coloca algodão (a velha experiência da escola) e quando já tiver um brotinho você transfere para a terra. E a idéia não é só plantar, mas, você cria uma árvore virtual e mantém ela crescendo (quase um tamagochi) e, quando ela chegar à fase adulta, cada árvore virtual representará um metro quadrado de mata atlântica reflorestado em parceria com o Instituto Ipê, com o limite de 214 mil metros quadrados de mata atlântica.
E parece fazer sucesso, enquanto eu estou escrevendo, mais 13 árvores foram plantadas virtualmente. Segundo a empresa, o objetivo é incentivar a experiência e a educação ecológica (o participante que fica 7 dias sem cuidar da sua árvore, recebe um e-mail da Danone) e ajudar no reflorestamento. Essa edição limitada vai de 10 de março a 31 de agosto de 2010, uns cinco meses de promoção. E, mesmo se não houver árvore nenhuma, a Danone se compromete a plantar pelo menos 10 mil metros quadrados.
Eu não consegui encontrar pontos fracos nessa campanha. A empresa está utilizando crianças para fazer sua propaganda e seu negócio? Não, isso não é ponto negativo, o público alvo dela é este, e as crianças terão maior consciência participando disto. Vocês acharam algum?
Será que a empresa perde (custo de botar mais um sachê, de fazer site específico, de plantar as árvores) ou ganha com isso (lembrança da marca, associação positiva da marca, número maior de vendas)?
Excelente idéia para incentivar o cuidado com a natureza. Importante ressaltar que reflorestar, sem cuidado nenhum, é prejudicial e pode causar impactos negativos.
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