terça-feira, 30 de março de 2010

Introdução - Marketing Verde



Mas afinal, o que é Marketing Verde?

Esse é um blog criado para a disciplina de Gestão Sócio-ambiental nas Empresas do Curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O objetivo é disseminar informações sobre boas práticas, cases de sucesso, conceitos de vanguarda e tendências na área de marketing verde e estratégias ambientais.

Para começar os trabalhos, iremos definir o que é Marketing Verde:

“O estudo dos aspectos positivos e negativos das atividades de Marketing em relação à poluição, ao esgotamento de energia e ao esgotamento dos recursos não renováveis.” (AMA,1970)

“(...) um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente” (KOTLER)

“Marketing Verde ou Ambiental consiste em todas as atividades desenvolvidas para gerar e facilitar quaisquer trocas com a intenção de satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, desde que a satisfação de tais desejos e necessidades ocorra com o mínimo de impacto negativo sobre o meio ambiente.” (POLONSKY)

O Marketing Verde, enfim, pode trazer redução de custos para a empresa, na medida em que a poluição representa, dentre outras coisas, materiais mal-aproveitados devolvidos ao meio ambiente.



Ao adotar o marketing verde, a organização deve informar a seus consumidores acerca das vantagens de se adquirir produtos e serviços ambientalmente responsáveis, de forma a estimular (onde já exista) e despertar (onde ainda não exista) o desejo do mercado por esta categoria de produtos.

Quem quiser saber mais sobre o tema, pode pesquisar nesses links:

Daqui para frente, vamos postar seguidamente no blog e ainda vamos divulgar, via Twitter, notícias e artigos interessantes relacionado aos temas centrais.

Grande abraço.

5 comentários:

  1. Pessoal, parabéns pela iniciativa!!

    Cada vez mais o ''green'' está em alta nos dias de hoje e é muito importante que as pessoas cada vez mais se preocupem com o que está a sua volta.

    Eu fiz um curso sobre marketing sustentável em NY e tenho duas sugestões de bibliografia, não sei se já tem tradução, mas igual vale a dica.

    Marketing sustainability work - Marc J. Epstein

    Sustainable value - Chris Laszlo

    E é importante frisar que não adianta apenas ser ''green'' tem que estar contado com o ambiente, e a comunidade faz parte do ambiente onde as empresas estão inseridas.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Por favor; ao navegar na grande rede em busca de material sobre o tema Marketing Verde encontrei essa postagem, por acaso voces poderiam informar algum material disponivel, pois estou orientando uma academica do curso de administração, mas nao estou conseguindo material que possa dar uma boa resposta ao que propoe a mesma.

    Att. Prof. Jazon Pereira

    jazon@jazonpereira.com.br

    ou

    Jazon_adm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu cursei a cadeira que criou este blog, e que mudou significativamente minha percepção de sustentabilidade, responsabilidade social, marketing verde, entre outros temas da área. Vejo que é muito importante dominar esses conceitos para poder criticar o que está sendo apresentado hoje no mundo.

    ResponderExcluir
  4. excelente abordagem, nós também trabalhamos assim em nossa agencia de marketing digital sp, parabéns pelo conteudo desse post, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o conteúdo de vocês!
    Obrigado por compartilharem conosco aqui da SMART BRAND.
    Até!

    ResponderExcluir