Um novo conceito em sustentabilidade vem sendo desenvolvido pelo governo alemão: casas que sejam produtoras de sua própria energia. A ideia veio do Ministério Alemão de Transportes, Construção e Desenvolvimento das Cidades que está construindo um projeto intitulado Casa Eficiente Plus em Berlim.
A residência vai testar soluções energéticas e produzir toda a energia que consome, além de abastecer dois carros movidos a eletricidade. A casa tem aspecto visual de vidro, para que seja possível a visualização interna por parte dos curiosos.
Nada é desperdiçado: um dos critérios mais inovadores é a energia que for produzida em excesso ser encaminhada diretamente para a rede, gerando “bônus” que poderão ser usados sempre que a produção diária não for suficiente.
O teto e a parede externa serão revestidos com placas fotovoltaicas, que produzem energia solar. Além disso, a residência conta com base de painéis de madeira, o que permite a construção ágil.
Quem vai morar lá? O Ministério alemão abriu um concurso para selecionar famílias interessadas em viver na casa por 15 meses. Entre um dos requisitos, está o de não se incomodar com visitas de pesquisadores e curiosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário