quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sustentabilidade sendo utilizada no Marketing de Guerrilha


Antes de iniciarmos o artigo, vamos entender o que é marketing de guerrilha.

O termo marketing de guerrilha vem da guerrilha bélica, ou seja, é um tipo de guerra não convencional, no qual a principal estratégia é a ocultação e extrema mobilidade dos combatentes, chamados de guerrilheiros.

Por princípio, as ferramentas de marketing de guerrilha são utilizadas por empresas menores com o objetivo de combater grandes concorrentes ou simplesmente sobreviverem. O marketing de guerrilha, como descrito por Jay Conrad Levinson no seu popular livro Guerrilla Marketing, de 1982, utiliza-se de maneiras não convencionais para executar suas atividades de marketing e com orçamentos “apertados”.

Fonte: Wikipédia

No Brasil, o marketing de guerrilha está, a cada dia, ficando mais conhecido e famoso entre pequenas empresas e agências de publicidade. Algumas empresas utilizam de momentos ou o famoso “hype” para criarem suas ações fixando sua marca, produto ou ideia com a onda do momento em algum assunto.

Isso está acontecendo bastante com a Sustentabilidade, palavra do momento. Muitas empresas, principalmente grandes corporações, estão criando suas ações de campanhas baseadas na sustentabilidade. Eu não sou um bom conhecedor do assunto, mas, toda vez que vejo uma ação, seja de marketing ou uma propaganda utilizando a sustentabilidade como ponto de divulgação, sempre fico com a sensação de que a empresa está ficando mais sincera. Sensação por muitas vezes enganosa.

Isso, para mim, aconteceu com o evento SWU em São Paulo, na cidade de Itu. O evento teve diversas atrações musicais. Não acompanhei o evento, mas sei que diversos blogueiros estiveram lá prestigiando os músicos e a organização do evento. Depois de ler alguns artigos, após o evento, falando sobre muitos erros da organização (copos plásticos, estacionamento caro e o não incentivo à ida ao evento de bicicleta e outras coisas mais) totalmente contrários ao que diziam nos anúncios e em toda divulgação do evento, levando a bandeira da sustentabilidade como principal foco do evento, comecei a pensar se realmente muitas empresas ou a maioria que leva essa bandeira da sustentabilidade está mesmo fazendo isso acontecer. Será?

Utilizar algo do momento para promover sua marca ou produto é algo bem guerrilheiro e uma grande ideia, mas deve ser feito de forma sincera e apoiando realmente a causa, no caso da sustentabilidade. Sem a sinceridade na campanha ou ação de marketing e sem o respeito à real ideia do projeto, marca ou empresa, acaba ficando bem claro, para bom entendedor, que o foco não era o que diziam e muitas vezes é somente o lucro.

Empresas, pensem nisso.

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